As eleições nos Estados Unidos e o impacto no agronegócio
Fonte: Gigante 163
Publicada em: 11/11/2024 07:28:05
A disputa pela presidência dos Estados Unidos entre Kamala Harris e Donald Trump vem sendo um dos assuntos mais comentados do momento e os resultados das eleições podem impactar a balança comercial do agro global, e os desdobramentos afetarão, direta ou indiretamente, o Brasil. Nos EUA, Harris e Trump concorrem de forma acirrada no setor agropecuário debatendo assuntos como barreiras tarifárias, protecionismo na produção, sustentabilidade e mudanças climáticas, além de futuro do comércio e das exportações. As informações são do Globo Rural.
A desaceleração da demanda chinesa por produtos agrícolas norte-americanos abre novas oportunidades para o Brasil, que já é o maior fornecedor de soja e milho para a China. A gestão dessa parceria e a possibilidade de sanções à China são desafios para os candidatos.
As tensões comerciais entre os EUA e a China, que começou no governo de Trump, com a imposição de tarifas sobre produtos agrícolas americanos, impulsionaram o Brasil a se tornar o maior fornecedor de soja para a China, que buscava alternativas aos produtos norte-americanos.
O Brasil domina o mercado asiático de soja, com mais de 70% das importações asiáticas tendo origem no país. A desvalorização do real e investimentos em infraestrutura impulsionaram essa liderança, com a China sendo o principal destino da soja brasileira.